Informação a todos os clientes / hospedes do Hotel Alnacir

O Hotel Alnacir, disponibiliza a todos os clientes a seguinte informação:

Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infecção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19
Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19

É com muito gosto que lhe damos as boas vindas ao Hotel Alnacir

De modo a proporcionar-lhe uma estadia o mais agradável possível, elaborámos este pequeno Guia com as informações que julgamos úteis sobre o nosso Hotel (folha A4 ou em App QR) .

Todos os nossos colaboradores receberam formação especifica sobre:

– Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19

– Como cumprir as precauções básicas de prevenção e contolo de infecão relativamente ao surto de coronavírus COVID-19

– Em resposta ao Coronavírus (COVID-19), o Hotel está a tomar medidas de segurança e higienização adicionais.

– Os serviços de comida e bebidas do Hotel poderão estar limitados ou indisponíveis devido ao Coronavírus (COVID-19).

– Devido ao Coronavírus (COVID-19), o Hotel está a tomar precauções adicionais para proteger os seus hóspedes e funcionários.

– Alguns serviços e comodidades poderão estar reduzidos ou indisponíveis.

Gratos pela preferência, tudo faremos para que tenha uma boa estadia entre nós.

A Gerência

Índice

Chegada ao hotel

• Verificação de temperatura à entrada:

(Os hóspedes que estiverem a uma temperatura superior a 38,3ºC serão isolados e encaminhados automaticamente em contacto com a linha SNS24.)

• Solicitado a obrigatoriedade do uso de máscara na receção (Fornecido uma máscara ao hóspede caso não esteja a usar uma)

• Para todos os hóspedes com reserva, as formalidades de check-in devem ser todas concluídas on-line para reduzir o contacto e o tempo na Receção.

• Disponibilizado ao hóspede desinfetante das mão e toalhitas de álcool para desinfetar as malas.

• Disponibilizado App (QR) para que o hóspede possa fazer online, pedidos de reserva de Pequeno almoço, lavandaria, passeios de barcos e marcações para Shuttel.

• Informação sobre as medidas tomadas pelo hotel no que respeita a:

– Normas de higiene e segurança em papel ou App QR;

– Instruções do cumprimento das marcações no chão na receção e do distanciamento social.

– Normas operacionais: Serviço de quartos, de pequeno almoço e lavandaria, reservas de restaurantes e atividade de lazer, entre outras em App QR;

– Normas de pagamentos: Preferencialmente pagamento com cartão electónico ou pagamento digital (MBway), evitando assim a circulação de dinheiro físico;

– Não disponibilização física de revistas e jornais (disponibilizados através só de sites).

Encaminhamento do cliente

a. Áreas Públicas.

• Obrigatoriadade do uso de máscara nas Áreas Públicas (Receção, Corredores, Elevadores e Pequeno Almoço).

– Informar sobre:

• As normas de higienização dos corredores e escadas e casas de banho comuns pelos funcionário.

• Disponibilização do desinfetante para as mãos em pontos estratégicos do hotel (elevadores e nas zonas de maior passagem).

– Reforço da higienização das áreas públicas, em especial os equipamentos críticos, que são sujeitos a maior contacto, balcão de Receção, mesa de desinfecção de malas, porta da entrada, as maçanetas, botões de elevadores, entre outros;

– Processos de higienização mais profundos, recorrendo com o recurso a tecnologias como o ozono, ou nebulização com desinfetantes (semanalmente).

– Reorganizado todo o mobiliário das áreas públicas (sala de estar / bar / pequeno almoço) de forma a promover o distanciamento social de 2 m.

b. Elevadores

– Obrigatoriadade do uso de máscara no Elevadores.

– Fixação junto ao elevador as instruções de segurança, incluindo a lotação máxima;

– Reforço da higienização nos pisos e de áreas do elevador, com especial atenção aos botões do piso do elevador;

– Disponibilização de desinfetante para as mãos nos elevadores.

Quartos

• Informação sobre:
– As normas de higienização do quarto e casa de banho em App QR ;
• Retirada de Pasta de Informação (Menus A Z, Lista de Lavandaria e Refeições) do quarto e protocolo interno de serviços:

– Disponibilizado os diretórios de serviço online de Menus A Z, de Bar e de Refeição (Menu de Telepiza), de Lavandaria, de Passeios de Barco e Ilhas, de Comboios, Autocarros e de Táxis, privilegiando opções tecnológicas em App QR;

• Informação sobre a limpeza dos quartos (aprumo diário e a troca da roupa do quarto uma vez a cada dois dias ou apenas a pedido);

a. Limpeza do quarto

• Limpeza é providenciado e desinfetado (descontaminação) do quarto por 2 equipas distintas:

– Circuito sujo – Para limpeza dos quartos e a casa de banho (quarto ocupado);

– Circuito limpo – Para realizar a limpeza geral (quarto de saída)

• Limpeza é realizada com o equipamento de proteção (máscara e luvas).

• Todo o mobiliário é desinfetado, incluindo os equipamentos críticos como telefones, comandos (tv / ar condicionado), interior de frigoríficos (se existir), maçanetas, secretária, Cabeceira de encosto, mesas de apoio, mesas de cabeceira, interruptores gerais e portas (quarto e roupeiro), etc.

• Utilizado uma toalhita desinfetante nos tecidos (cortinados, estofos, almofadas e cadeiras).

• Desinfetado a casa de banho, com particular atenção para os sanitários, torneiras, pegas da banheira,bancadas, secador, fios de Alarme de emergência e secador e a porta.

• Na finalização da limpeza é aplicado um Selo de higenização na porta do quarto.

b. Limpeza da área de “isolamento” e/ou quarto do caso confirmado (descontaminação).

Se existir um caso confirmado, é interditado o quarto até à validação da descontaminação (limpeza e desinfeção) pela Autoridade de Saúde Local.

Nesta situação, a equipa de limpeza é activada e é providenciado a limpeza e desinfeção (descontaminação) da área de “isolamento”

• A limpeza do Circuito limpo – irá realizar alimpeza geral

• Como medida de prevenção, na limpeza do quarto, é desligado o sistema de ventilação para evitar contaminação do sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado;

• Na limpeza do quarto é despido todo o quarto e retirado a roupa, tendo o cuidado de não sacudir a roupa e embrulhando de fora para dentro e acondicionar em saco fechado para limpeza especial e identificado “ I ” (Isolamento)

• Retirado os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho e acondicionar em saco fechado para limpeza especial e identificado “ I ” (Isolamento)

• É acondicionar os resíduos num primeiro saco fechado, que será acondicionado num 2º saco, identificado como resíduo biológico a ser enviado para empresa especializada;

• Depois de desinfetar o quarto é interditado  durante 1 dia.

Lavandaria

• Disponibilizado informação sobre:

– As instruções de serviço de lavandaria em App QR.

Pequeno-Almoço

• Obrigatoriadade do uso de máscara na sala Pequeno Almoço (exceto na mesa).

• Reduzido a lotação da sala de Pequeno Almoço, para garantir o distanciamento social.

• Disponibilizado desinfetante para as mãos e luvas (Obrigatório).

• Será efectuado o controlo de entrada e encaminhado para a mesa disponível.

• Assegurado o mínimo contato / comunicação entre os colaboradores e os hóspedes.

• O serviço de buffet é assegurado e disponibilizado maioria dos produtos em doses individuais e será efectuado por um colaborador o serviço de empratamento.

• Nas bancadas da zona dos buffet, é obrigatorio o uso de luvas e recomendado o uso de pinças, talheres individuais nos produtos alimentares.

• Será utilizado preferencialmente guardanapos e talheres embalados individualmente.

• Na saída dos hospedes, serão desinfetadas as mesas e as cadeiras.

• Na finalização dos Pequenos Almoços, as bancadas do zona dos buffet, serão desinfetadas e higienizados na totalidade.

Bares

• Disponibilizado informação sobre as instruções de serviço de Bar (menu) em App QR.

• Reduzido a lotação do bar, para garantir o distanciamento social.

• Reduzido a capacidade de lugares a metade ou a 1/3.

• Removido os bancos da zona de balcão e colocação de acrílico na área preparação de bebidas.

• Disponibilizado desinfetante para as mãos.

• Será utilizado guardanapos descartáveis pré-embalados ou guardanapos embalados individualmente.

• Mantido em recipiente fechados as guarnições para as bebidas.

• Assegurado o mínimo contato / comunicação entre o colaborador e o hóspede.

• As mesas e as cadeiras (sofá e bancos), serão desinfetado após utilização.

Room Service

Todo o serviço para o quarto (room service) poderão estar limitados ou indisponíveis devido ao Coronavírus (COVID-19).

Quando possível o serviço de Room Service, será efectuado de forma mais segura.

• Dos produtos pedidos, alimentos e bebidas serão cobertos, utilizado guardanapos descartáveis pré-embalados individualmente.

• Antes de entregar o serviço do room service, é telefonado ao cliente a informar da entrega do mesmo. Deixado o carro do lado de fora da porta do quarto, é batido à porta e afastado para uma distância de segurança (2 m). Se o hóspede não abrir a porta, ligado para o quarto e informado que a comida chegou.

• Dado ao hóspede, informação clara de quando sua comida chegará, tendo em conta que poderá demorar um pouco mais para ser entregue.

• Acompanhado todas os pedidos de room service e após cerca de uma hora, ligado para o hóspede para recolher o carro. Não é deixado carros nos corredores por muito tempo.

• Os carros de room service serão desinfetados após utilização.

Reuniões

Todo o serviço de Sala de Reunião poderão estar limitados ou indisponíveis devido ao Coronavírus (COVID-19).

• Reorganizado o lay out mobiliário por forma a manter o distanciamento suficiente entre as mesas de trabalho.

• Reduzido a capacidade de utilização da Sala / Reunião / Business Center, por forma a permitir o distanciamento de segurança de 2 m de raio.

• Disponibilizado à entrada da sala gel desinfetante.

• O set up das salas será assegurado com o distanciamento social e ou intercalando os lugares ocupados.

• Blocos e canetas/lápis não será colocar nas salas e só entregue quando solicitado.

• Solicitado ao hóspede que comunique o fim da utilização.

• Desinfetado cada mesa, equipamento e área de trabalho depois que o hóspede se retirar.

Saída do Cliente

• Criado uma área de check-out e oferecido ao hospede a possibilidade de express check out.

• Será colocado uma caixa ou tabuleiro para que o cliente possa depositar a chave do quarto, a ser desinfetada posteriormente,

• Na receção, os hóspedes deverão continuar a respeitar as Normas de higiene, segurança e distanciamento social.

• Será disponibilizado ao hóspede desinfetante das mãos.

• Será desinfetado as canetas antes e depois de cada utilização.

• Será desinfetado a bancada e as máquinas de cartões electrónicos (pos) depois de cada utilização.

• Será desponibilizado ao hóspede, quando solicitado, o envio por email, a factura.

• Na saída do Hotel Alnacir (junto à porta), será desponibilizado ao hóspede, um recipiente para depositar, luvas mácaras e lenços de papeis.