
O Hotel Alnacir, disponibiliza a todos os clientes a seguinte informação:
Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infecção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19
Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
É com muito gosto que lhe damos as boas vindas ao Hotel Alnacir
De modo a proporcionar-lhe uma estadia o mais agradável possível, elaborámos este pequeno Guia com as informações que julgamos úteis sobre o nosso Hotel (folha A4 ou em App QR) .
Todos os nossos colaboradores receberam formação especifica sobre:
– Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19
– Como cumprir as precauções básicas de prevenção e contolo de infecão relativamente ao surto de coronavírus COVID-19
– Em resposta ao Coronavírus (COVID-19), o Hotel está a tomar medidas de segurança e higienização adicionais.
– Os serviços de comida e bebidas do Hotel poderão estar limitados ou indisponíveis devido ao Coronavírus (COVID-19).
– Devido ao Coronavírus (COVID-19), o Hotel está a tomar precauções adicionais para proteger os seus hóspedes e funcionários.
– Alguns serviços e comodidades poderão estar reduzidos ou indisponíveis.
Gratos pela preferência, tudo faremos para que tenha uma boa estadia entre nós.
A Gerência
• Verificação de temperatura à entrada:
(Os hóspedes que estiverem a uma temperatura superior a 38,3ºC serão isolados e encaminhados automaticamente em contacto com a linha SNS24.)
• Solicitado a obrigatoriedade do uso de máscara na receção (Fornecido uma máscara ao hóspede caso não esteja a usar uma)
• Para todos os hóspedes com reserva, as formalidades de check-in devem ser todas concluídas on-line para reduzir o contacto e o tempo na Receção.
• Disponibilizado ao hóspede desinfetante das mão e toalhitas de álcool para desinfetar as malas.
• Disponibilizado App (QR) para que o hóspede possa fazer online, pedidos de reserva de Pequeno almoço, lavandaria, passeios de barcos e marcações para Shuttel.
• Informação sobre as medidas tomadas pelo hotel no que respeita a:
– Normas de higiene e segurança em papel ou App QR;
– Instruções do cumprimento das marcações no chão na receção e do distanciamento social.
– Normas operacionais: Serviço de quartos, de pequeno almoço e lavandaria, reservas de restaurantes e atividade de lazer, entre outras em App QR;
– Normas de pagamentos: Preferencialmente pagamento com cartão electónico ou pagamento digital (MBway), evitando assim a circulação de dinheiro físico;
– Não disponibilização física de revistas e jornais (disponibilizados através só de sites).
• Obrigatoriadade do uso de máscara nas Áreas Públicas (Receção, Corredores, Elevadores e Pequeno Almoço).
– Informar sobre:
• As normas de higienização dos corredores e escadas e casas de banho comuns pelos funcionário.
• Disponibilização do desinfetante para as mãos em pontos estratégicos do hotel (elevadores e nas zonas de maior passagem).
– Reforço da higienização das áreas públicas, em especial os equipamentos críticos, que são sujeitos a maior contacto, balcão de Receção, mesa de desinfecção de malas, porta da entrada, as maçanetas, botões de elevadores, entre outros;
– Processos de higienização mais profundos, recorrendo com o recurso a tecnologias como o ozono, ou nebulização com desinfetantes (semanalmente).
– Reorganizado todo o mobiliário das áreas públicas (sala de estar / bar / pequeno almoço) de forma a promover o distanciamento social de 2 m.
– Obrigatoriadade do uso de máscara no Elevadores.
– Fixação junto ao elevador as instruções de segurança, incluindo a lotação máxima;
– Reforço da higienização nos pisos e de áreas do elevador, com especial atenção aos botões do piso do elevador;
– Disponibilização de desinfetante para as mãos nos elevadores.
• Informação sobre:
– As normas de higienização do quarto e casa de banho em App QR ;
• Retirada de Pasta de Informação (Menus A Z, Lista de Lavandaria e Refeições) do quarto e protocolo interno de serviços:
– Disponibilizado os diretórios de serviço online de Menus A Z, de Bar e de Refeição (Menu de Telepizza), de Lavandaria, de Passeios de Barco e Ilhas, de Comboios, Autocarros e de Táxis, privilegiando opções tecnológicas em App QR;
• Informação sobre a limpeza dos quartos (aprumo diário e a troca da roupa do quarto uma vez a cada dois dias ou apenas a pedido);
• Limpeza é providenciado e desinfetado (descontaminação) do quarto por 2 equipas distintas:
– Circuito sujo – Para limpeza dos quartos e a casa de banho (quarto ocupado);
– Circuito limpo – Para realizar a limpeza geral (quarto de saída)
• Limpeza é realizada com o equipamento de proteção (máscara e luvas).
• Todo o mobiliário é desinfetado, incluindo os equipamentos críticos como telefones, comandos (tv / ar condicionado), interior de frigoríficos (se existir), maçanetas, secretária, Cabeceira de encosto, mesas de apoio, mesas de cabeceira, interruptores gerais e portas (quarto e roupeiro), etc.
• Utilizado uma toalhita desinfetante nos tecidos (cortinados, estofos, almofadas e cadeiras).
• Desinfetado a casa de banho, com particular atenção para os sanitários, torneiras, pegas da banheira,bancadas, secador, fios de Alarme de emergência e secador e a porta.
• Na finalização da limpeza é aplicado um Selo de higienização na porta do quarto.
Se existir um caso confirmado, é interditado o quarto até à validação da descontaminação (limpeza e desinfeção) pela Autoridade de Saúde Local.
Nesta situação, a equipa de limpeza é ativada e é providenciado a limpeza e desinfeção (descontaminação) da área de “isolamento”
• A limpeza do Circuito limpo – irá realizar a limpeza geral
• Como medida de prevenção, na limpeza do quarto, é desligado o sistema de ventilação para evitar contaminação do sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado;
• Na limpeza do quarto é despido todo o quarto e retirado a roupa, tendo o cuidado de não sacudir a roupa e embrulhando de fora para dentro e acondicionar em saco fechado para limpeza especial e identificado “ I ” (Isolamento)
• Retirado os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho e acondicionar em saco fechado para limpeza especial e identificado “ I ” (Isolamento)
• É acondicionar os resíduos num primeiro saco fechado, que será acondicionado num 2º saco, identificado como resíduo biológico a ser enviado para empresa especializada;
• Depois de desinfetar o quarto é interditado durante 1 dia.
• Disponibilizado informação sobre:
– As instruções de serviço de lavandaria em App QR.
• Obrigatoriedade do uso de máscara na sala Pequeno Almoço (exceto na mesa).
• Reduzido a lotação da sala de Pequeno Almoço, para garantir o distanciamento social.
• Disponibilizado desinfetante para as mãos e luvas (Obrigatório).
• Será efetuado o controlo de entrada e encaminhado para a mesa disponível.
• Assegurado o mínimo de contacto / comunicação entre os colaboradores e os hóspedes.
• O serviço de buffet é assegurado e disponibilizado maioria dos produtos em doses individuais e será efectuado por um colaborador o serviço de empratamento.
• Nas bancadas da zona dos buffet, é obrigatório o uso de luvas e recomendado o uso de pinças, talheres individuais nos produtos alimentares.
• Será utilizado preferencialmente guardanapos e talheres embalados individualmente.
• Na saída dos hospedes, serão desinfetadas as mesas e as cadeiras.
• Na finalização dos Pequenos Almoços, as bancadas do zona dos buffet, serão desinfetadas e higienizados na totalidade.
• Disponibilizado informação sobre as instruções de serviço de Bar (menu) em App QR.
• Reduzido a lotação do bar, para garantir o distanciamento social.
• Reduzido a capacidade de lugares a metade ou a 1/3.
• Removido os bancos da zona de balcão e colocação de acrílico na área preparação de bebidas.
• Disponibilizado desinfetante para as mãos.
• Será utilizado guardanapos descartáveis pré-embalados ou guardanapos embalados individualmente.
• Mantido em recipiente fechados as guarnições para as bebidas.
• Assegurado o mínimo contacto / comunicação entre o colaborador e o hóspede.
• As mesas e as cadeiras (sofá e bancos), serão desinfetado após utilização.
Todo o serviço para o quarto (room service) poderão estar limitados ou indisponíveis devido ao Coronavírus (COVID-19).
Quando possível o serviço de Room Service, será efetuado de forma mais segura.
• Dos produtos pedidos, alimentos e bebidas serão cobertos, utilizado guardanapos descartáveis pré-embalados individualmente.
• Antes de entregar o serviço do Room Service, é telefonado ao cliente a informar da entrega do mesmo. Deixado o carro do lado de fora da porta do quarto, é batido à porta e afastado para uma distância de segurança (2 m). Se o hóspede não abrir a porta, ligado para o quarto e informado que a comida chegou.
• Dado ao hóspede, informação clara de quando sua comida chegará, tendo em conta que poderá demorar um pouco mais para ser entregue.
• Acompanhado todas os pedidos de Room Service e após cerca de uma hora, ligado para o hóspede para recolher o carro. Não é deixado carros nos corredores por muito tempo.
• Os carros de Room Service serão desinfetados após utilização.
Todo o serviço de Sala de Reunião poderão estar limitados ou indisponíveis devido ao Coronavírus (COVID-19).
• Reorganizado o lay out mobiliário por forma a manter o distanciamento suficiente entre as mesas de trabalho.
• Reduzido a capacidade de utilização da Sala / Reunião / Business Center, por forma a permitir o distanciamento de segurança de 2 m de raio.
• Disponibilizado à entrada da sala gel desinfetante.
• O set up das salas será assegurado com o distanciamento social e ou intercalando os lugares ocupados.
• Blocos e canetas/lápis não será colocar nas salas e só entregue quando solicitado.
• Solicitado ao hóspede que comunique o fim da utilização.
• Desinfetado cada mesa, equipamento e área de trabalho depois que o hóspede se retirar.
• Criado uma área de check-out e oferecido ao hospede a possibilidade de express check out.
• Será colocado uma caixa ou tabuleiro para que o cliente possa depositar a chave do quarto, a ser desinfetada posteriormente,
• Na receção, os hóspedes deverão continuar a respeitar as Normas de higiene, segurança e distanciamento social.
• Será disponibilizado ao hóspede desinfetante das mãos.
• Será desinfetado as canetas antes e depois de cada utilização.
• Será desinfetado a bancada e as máquinas de cartões eletrónicos (pos) depois de cada utilização.
• Será disponibilizado ao hóspede, quando solicitado, o envio por email, a fatura.
• Na saída do Hotel Alnacir (junto à porta), será disponibilizado ao hóspede, um recipiente para depositar, luvas máscaras e lenços de papeis.