O Hotel Alnacir em estrito cumprimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Direção-Geral da Saúde e demais autoridades competentes tem implementadas as seguintes medidas:
O Hotel Alnacir, em estrito cumprimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Direção-Geral da Saúde e demais autoridades competentes, tem implementadas as seguintes medidas:

Formação a todos os colaboradores


I. Todos os colaboradores receberam informação e / ou formação especifica sobre:

a. Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19

b. Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:

• Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;

• Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;

• Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.

c. Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar.

d. Como cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.

Informação a todos os clientes

I. Está disponibilizada, a todos os clientes, a seguinte informação:

a. Como cumprir as precaucoes basicas de prevencao e controlo de infecao relativamente ao surto de coronavirus COVID-19;

b. Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavirus COVID-19.

O Hotel Alnacir possui

I. Equipamentos de proteção individual em número suficiente para os trabalhadores

II. Equipamento de proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima do estabelecimento)

III. Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas dimensões, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º

IV. Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool junto aos pontos de entrada / saída, e sempre que aplicável por piso, à entrada da sala de refeições, bar e instalações sanitárias comuns

V. Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico

VI. Local para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que deve ter preferencialmente ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis

VII. Nas instalações sanitárias equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel

O Hotel Alnacir assegura

I. Lavagem e desinfecção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de Infeções e resistências aos  anti-microbianos

II. Limpeza, varias vezes ao dia, das superfícies e objectos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários)

III. Ser dada preferência a limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó

IV. A renovação de ar das salas e espaços fechados e feita regularmente

V. Nas zonas de refeições e bebidas, caso existam, o reforço da higienizacao dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação directa dos alimentos por clientes e colaboradores

O protocolo interno de limpeza e higienização garante

I. A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com protecção adequada conforme Protocolo interno

II. A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a directamente para a máquina de lavar

III. A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da farda dos colaboradores e da roupa de cama / atoalhados (cerca de 60 °C)

A operação assegura

I. Que exista sempre ao serviço um colaborador responsável por accionar os procedimentos em caso de suspeita de infecção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde)

II. A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infecção e reforço da limpeza e desinfecção sempre que haja doentes suspeitos de infecção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS

III. O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infecção em saco de plástico que, após fechado (p. ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico